O que são os Grupos de Trabalho (GT)
Na AGB, os grupos de trabalho (GTs) são fóruns onde as/os participantes se articulam em torno de temáticas que exigem Reflexão, Discussão, Acúmulo, Intervenção, – com manifesto sentido político. Este é o movimento dos GTs, orientados no sentido de subsidiar a tomada de posições pela entidade.
Isto materializa o papel histórico da AGB de ser instrumento de intervenção na sociedade, a partir das contribuições da Geografia e de seus associados. É dessa forma que, nos últimos anos, os GTs (Grupos de Trabalhos) vem ganhando um papel central no fortalecimento do trabalho permanente e atuação política das Seções Locais e consequentemente da AGB Nacional.
Cabe destacar ainda, que independente da temática e da espacialidade da ação, a produção coletiva de posicionamentos é a essência desta forma de participação, e isto tem sido o centro da proposta das ultimas gestões da AGB.
Esses posicionamentos, podem resultar (no curto, médio ou longo prazo) em/no:
-
Atividades (de divulgação, de conscientização ou problematização, como mesas redondas, palestras ou cursos sobre os temas, quase sempre articulando atores envolvidos, seja movimentos sociais, professores, acadêmicos, etc.);
-
Fortalecimento de aliados (como movimentos sociais, sindicatos, entre outros);
-
Questionamentos institucionais (a órgãos públicos ou entes privados, de acordo com a situação);
-
Ações judiciais (junto a ministério público, p. ex.);
-
Formulação de documentos (como ofícios, cartilhas, manifestos, coletâneas de textos, etc.);
-
Grupos de discussão sobre os temas.
Em suma, os Grupos de Trabalho (GTs) na AGB são resultados de acúmulos de discussões, ações e intervenções, de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. Cada seção pode criar GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembleias locais. Os GTs são formados por quantos associados queiram participar da temática afim, podendo ser esses geógrafos (estudantes, professores e técnicos), mas também não geógrafos.
Grupo de Leitura D'O Capital
A proposta do grupo, como o nome sugere, é reunir pessoas para realizar a leitura coletiva e discussão da importante obra de Marx e Engels. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas, incluindo aquelas que ainda não tiveram contato com o pensamento marxiano ou que não dispõem de tempo para ler individualmente. A leitura é realizada durante o encontro, com o ritmo e as discussões pautadas de acordo com a necessidade do grupo presente.
Ao lado, cartaz de divulgação do primeiro encontro do grupo, no dia 04 de julho de 2019 na sede da Seção Local João Pessoa.
A leitura e discussão é realizada a partir da edição d'O Capital da editora Boitempo, cujo livro pode ser acessado clicando aqui.
Ao lado, imagem de um dos encontros.