A Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local João Pessoa vem a público manifestar seu posicionamento diante da concretização do segundo turno das eleições e lembrar a comunidade geográfica alguns dos produtos desses quatro anos de governo Bolsonaro em meio a pandemia. Votar em Bolsonaro não é apenas um retrocesso é também ignorar: 15 milhões de desempregados; 36 milhões de brasileiros/as na informalidade; os 54 milhões de pessoas vivendo em moradias inadequadas ou na rua; os 33,1 milhões de brasileiros afetados pela fome; as mais de 700 mil mortes por COVID-19; as violências contra mulheres, negros e a população LGBTQIA+; as taxas recordes de desmatamento e queimadas; os cortes na educação, saúde e políticas públicas no geral; os ataques aos docentes, jornalistas, servidores; a contrarreforma da previdência e trabalhista; O atraso e as péssimas condições de realização do Censo Demográfico.
Lembremos da dor e do luto pela perda de parentes, amigos e colegas, seja pelo atraso nas compras das vacinas, ou na desinformação e no desestímulo à prevenção ao contágio do novo coronavírus. Vale ressaltar que o argumento do governo federal na época era que não tinha dinheiro para garantir o auxílio emergencial, mas agora em ano de eleição abre os cofres públicos na busca por angariar votos. Ignorar isso é também tripudiar das dores compartilhadas por amigos e colegas que passaram noites em claros preocupados com garantir a alimentação na mesa no outro dia.
Também vale lembrar da disseminação do ódio promovida por Bolsonaro, especialmente contra as minorias; das diferentes normativas que flexibilizam o porte de armas de fogo pelos civis, armas que assassinam cotidianamente; da falta de empatia não apenas com os mortos pela COVID-19 e seus entes, mas a falta de empatia pelos milhões de brasileiros que vivem em situação de insegurança alimentar, pelos milhões de brasileiros na informalidade. Diante de um governo cujo projeto é de morte, precisamos nos posicionar por um governo com projeto de vida!
Reforçamos que Geógrafo informado, não vota em Bolsonaro.
Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local João Pessoa
João Pessoa, 13 de outubro de 2022.
Comments