Em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida no dia 03 de outubro de 2020 em ambiente virtual, associadas e associados da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) reuniram-se para apreciação do resultado da Eleição para a Diretoria Executiva Nacional 2020-2022 e posse da chapa eleita. Houve a inscrição de uma única chapa para concorrer ao pleito. Assim, a chapa havia se apresentado no dia 28 de setembro de 2020, também em ambiente virtual e as eleições ocorreram entre os dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro de 2020, sendo a chapa Primavera nos Dentes eleita pelos associados e associadas por manifestação via e-mail. A nova gestão da Diretoria Executiva Nacional 2020-2022 possui a seguinte composição: Coletivo de Presidência Presidenta: Lorena Izá Pereira (SL Presidente Prudente) Vice Presidente: Amanda Emiliana Santos Baratelli (SL Três Lagoas) Coletivo de Secretaria 1º Secretário: Vinicius Lima Lemes (SL Vitória) 2ª Secretária: Amanda Amaral (SL Juiz de Fora) Coletivo de Tesouraria 1° Tesoureiro: Felipe Rodrigues Leitão (SL Fortaleza) 2° Tesoureiro: Gabriel Henrique de Oliveira Bragança (SL Belo Horizonte) Coletivo de Publicações Coordenadora de publicações: Rachel Facundo Vasconcelos (SL Fortaleza) Suplente de Coordenadora de publicações: Maria Clara Salim Cerqueira (SL Belo Horizonte) Coletivo de Comunicações Igor Carlos Feitosa Alencar (SL João Pessoa) Lucas Araújo Martins (SL João Pessoa) Paola Luchesi Braga (SL Belo Horizonte)
top of page
O que são os Grupos de Trabalho (GT)
Na AGB, os grupos de trabalho (GTs) são fóruns onde as/os participantes se articulam em torno de temáticas que exigem Reflexão, Discussão, Acúmulo, Intervenção, – com manifesto sentido político. Este é o movimento dos GTs, orientados no sentido de subsidiar a tomada de posições pela entidade.
Isto materializa o papel histórico da AGB de ser instrumento de intervenção na sociedade, a partir das contribuições da Geografia e de seus associados. É dessa forma que, nos últimos anos, os GTs (Grupos de Trabalhos) vem ganhando um papel central no fortalecimento do trabalho permanente e atuação política das Seções Locais e consequentemente da AGB Nacional.
Cabe destacar ainda, que independente da temática e da espacialidade da ação, a produção coletiva de posicionamentos é a essência desta forma de participação, e isto tem sido o centro da proposta das ultimas gestões da AGB.
Esses posicionamentos, podem resultar (no curto, médio ou longo prazo) em/no:
-
Atividades (de divulgação, de conscientização ou problematização, como mesas redondas, palestras ou cursos sobre os temas, quase sempre articulando atores envolvidos, seja movimentos sociais, professores, acadêmicos, etc.);
-
Fortalecimento de aliados (como movimentos sociais, sindicatos, entre outros);
-
Questionamentos institucionais (a órgãos públicos ou entes privados, de acordo com a situação);
-
Ações judiciais (junto a ministério público, p. ex.);
-
Formulação de documentos (como ofícios, cartilhas, manifestos, coletâneas de textos, etc.);
-
Grupos de discussão sobre os temas.
Em suma, os Grupos de Trabalho (GTs) na AGB são resultados de acúmulos de discussões, ações e intervenções, de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. Cada seção pode criar GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembleias locais. Os GTs são formados por quantos associados queiram participar da temática afim, podendo ser esses geógrafos (estudantes, professores e técnicos), mas também não geógrafos.
bottom of page
Commentaires