A Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local João Pessoa vem a público manifestar repulsa e preocupação pela nomeação de Antônio Fernandes Filho, terceiro colocado na eleição para reitor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Esse não é o primeiro caso que demonstra o total desrespeito do então presidente, Jair Messias Bolsonaro, pelos desejos da comunidade universitária, neste caso, expressos pelos votos de estudantes, professores e servidores.
Poucos meses atrás a Universidade Federal da Paraíba sofreu com a nomeação de Valdiney Veloso Gouveia candidato que teve pífia expressão no processo eleitoral e sequer chegou a ter voto no Conselho Universitário.
Até o final de 2020 foram nomeados 19 reitores que não ficaram em 1º lugar nas consultas universitárias, desses 7 nem ao menos chegaram a se candidatar ao cargo na reitoria.
Este é um momento histórico delicado permeado por práticas arbitrárias, tirânicas e obscurantistas. O ensino e a educação de qualidade em todos os níveis são fundamentais para combater tais atos e construir uma sociedade melhor e mais gentil. Por isso não nos calamos frente aos desmontes, intervenções e cooptações.
Reafirmamos aqui a defesa da autonomia universitária e a necessidade de revogação das nomeações reacionárias, bem como a posse dos cargos pelas reitoras e reitores devidamente consagrados pela maioria das comunidades universitárias.
Fora Bolsonaro!
Fora Antônio Fernandes!
Fora Valdiney!
João Pessoa, 23 de fevereiro de 2021.
Comments